sexta-feira, 8 de julho de 2011

Uma Semana Depois...

Semana passada, uma hora dessas, ainda me pegava chorando e sem acreditar no que tinha acontecido durante aquela tarde inesquecível...Onde recebi tantas homenagens... vídeo, festa supresa, bolo(deliicia), buquê de rosas (liiindo!),abraços, carta quilometrica (liiinda!), lembrancinhas e afins.
Um filme passou na minha cabeça.

Lembrei da época em que painho me perguntava se era realmente isso que queria fazer, demonstrando seu eterno cuidado e preocupado com meu futuro, principalmente quando assistia alguma reportagem sobre violência nas escolas, desvalorização do professor, estrutura precária nas escolas e todas as outras dificuldades que todos sabem em relação a educação brasileira.

Lembrei do meu medo em lecionar, em não esta preparada, em errar e o principal... ver que não era aquilo que queria.

Trabalhava em lugares que não me sentia bem... onde contava as horas para largar e minha maior alegria do dia era pegar o busão lotado, sair dali e ir pra Funeso.

Mas oras, estava estudando para ser professora, iria passar 4 anos numa faculdade sem ao menos tentar?!
E sinceramente, la dentro de mim, algo me dizia que não iria me arrepender.

Primeira Foto Oficial no Oswaldo
Colegas de Trabalho, fundamental.

Chega Regina la na facul dizendo que na escola onde ela leciona um estagiário ia sair, perguntando se eu queria ficar no seu lugar. Não pensei muito e fui.

Lembro de cada detalhe, Regina me apresentando todo mundo, meu vai e vem para entregar toda a documentação do contrato, do esforço de cada um para me explicar o que fazer e o que não fazer na sala de aula, como preencher as cadernetas, da recepção que tive...

No meu primeiro dia fui logo em um passeio com o Prof. Ivanildo (um dos professores que mais iria me ajudar) para o Recife Antigo, Casa da Cultura e Museu do Estado.

Acredito que isso me ajudou, fui conhecendo eles (pelo menos as sextas séries que estavam no passeio) de maneira informal, de forma dinâmica e eles com aquela carinha..."quem é essa professora?! ela é chata ou gente boa?!"

Chorei Litroos!
O Abraço
Os dias, meses e ano foram passando, enfrentei a sala de aula (salas de aula, séries, enfim), tive meus erros e acertos nesse período que passei no Oswaldo(em Agosto deste ano faria 2 anos la) e a maior lição que aprendi é ser eu mesma.

Tem dias que você não quer ver seus alunos nem pintado de ouro, sacrificio ir pra escola
Outros que o melhor lugar para você esta é na escola, com seus alunos
Tem dias que você esta totalmente empolgada para preparar aulas
Outros que você vai na doida mesmo
Tem dias que aquela melhor turma vai bagunçar
Outros que aquela pior turma vai te surpreender
Tropa de Elite do Oswaldo, saudades!
Tem dias que você vai ser grossa, falar alto, bater no birô, perder a paciência
Outros que você vai nem sentir a hora passando e quando vê... já acabou a aula?!
Tem dias que você consegue passar tudo que planejou e mais um pouco
Outros que você muda totalmente o foco para se encaixar na realidade deles
Tem dias que você briga, reclama, critica
Outros que você parabeniza, aplaude, elogia
Na maioria das vezes o que eles querem é atenção, é serem ouvidos, é encontrar na escola um porto seguro, é ver a escola como um lugar legal, onde vai crescer e aprender coisas que vai levar para a vida toda!


Eles são demais
Criei laços de afeto eternos. Fiz amizades e tenho recordações que vou carregar para minha vida toda. Aprendi a admirar e ter respeito por muitas pessoas, Vi a realidade crua e nua. Vi o que não é legal de se fazer e dizer. Vi que é possível acreditar na educação, quando existe pessoas interessadas que gostam daquilo que fazem, quando tem pessoas que lutam diariamente por uma educação digna e de qualidade apesar de todas as dificuldades, quando existem pessoas que se comprometem!




Na Gincana dos alunos e nossa também!
Só tenho que agradecer a Ana Lúcia, Lúcia, Márcia, Miriam, Marilia, Dorótea, Fabíola, Verônica, Vanessa, Neide, Adir, Juliana, Elaine, Juninho, Esther, Edjane, Eliane, Luís, Ana Paula, Jefferson, Ivanildo, Mercês, Cassandra, Bob, Fernando, Gleide, Eduardo, Cristiana, Elaine, Cibelli, Nayana, Regina, etc (perdão de quem
esqueci de colocar o nome) e em especial para a minha turminha: Ceça, Nay, Gracita, Line, Su e Herculles. Além deles, claro... MEUS ALUNOS (todos, do mais bagunceiro, irritante, preguiçoso, desleixado, faltoso ao mais esforçado, inteligente, participativo, brincalhão, carinhoso).


Amo Tanto!!!


















Vocês são Inesquecíveis, Fazem parte da minha História.
Ah e pra finalizar o meu discurso no dia da despedida (nem sabia que eles tavam gravando)


8 comentários:

Aida Polimeni disse...

Lembra daquela história que eu te contei? Tive uma professora tão importante que nunca esqueci dela. Mesmo criança, sem entender muita coisa que acontecia, eu nunca esqueci Tia Clara.

Tenho certeza que pra várias dessas crianças você é uma Tia Clara. Consegui até sentir isso.

Parabéns, Ellis.

alicia disse...

Oii ellis! Sinto sua falta .
PARABÉNS ! por ter sido uma pessoa ótima todo esse tempo .

As pessoas que entram na nossa vida , entram sozinha, mas não vão sozinha , levam um pouco de nós e deixam um pouco de si mesmas.

Beijãoooo Ellis , que Deus te abençoe hoje e sempre !!

ASS: Alícia Rhisly.

Camila disse...

Oii Prof linda, tô chorando muito aqui em casa cm essas palavras tão lindas que você falou na sua postagem...
Tenho orgulho de ser sua ex aluna, espero ter ver daqui a alguns anos, agradecendo a você por tudo que a senhora fez por mim, por mim dar conselhos maravilhosos, por mim ajudar em alguma dificuldade e por mim fazer feliz quando eu tava triste...

Não vejo a hora de ver você de novo, você deixou muitas saudades e tenho certeza que nem desses alunos na foto irá lhe esquecer pois você marcou a vida da gente...

Ellis Te Amo muitos e nunca se esqueça você tem um lugar especial no meu TUM TUM ♥...

Fabíola disse...

Ellis,

Eu também aprendi muito com vc... Gosto demais de vc... Lamentei muito teu contrato acabar, pq profissional vc já é!!!
Saiba que torço muito pelo seu sucesso... O caminho que vc escolheu é o certo, pois vc demonstrou aptidão para isso... Não conviveremos mais como colegas de trabalho, mas certamente seremos amigas para sempre!
Um beijo carinhoso...
Fabíola.

Paula L Miranda disse...

Olá

Vi um comentário seu no blog "Garota Na Rotina" onde falava-se de bichinhos virtuais em especial o DinoKun. Lá vc disse que ainda tem o seu gostaria de saber se vc pode me vender... Se sim mande um email para pah.miranda@hotmail.com.

Ah, seu blog é muito legal! Estou seguindo!

Beeijos

Juhjuh disse...

que lindo Lis! sou mt feliz pq vc está feliz e realizada, isso que mais importa
virão por ai muitas outras etapas de amor e dedicação pra marcar sua vida e sua história
é so o começo de muito sucesso!
te amo mtao e te apoio em tudo!

beijo!

lety martins disse...

Oii Prof linda, tô chorando muito aqui em ksa cm essas palavras tão lindas que você falou na sua postagem... o tempo no estante passa nééh parece que foi ontem qe eu via a senhora dando bronca no 7a elogiando e claro brincando mas pra falar a verdade daki a pouco faz um mês sem vc quanto tempo héém?mas saiba que no vc precisar eu tou aki pra lhe ajudar como vc me ajudou e me ensinou a ser oq eu sou.Hj eu sou essa pessoa graças a vc e os outros professores que me disseram oq é certo e errado que me elogiaram quando eu tava errada mas tbm me elogiou quando estava certa enfim oq eu sou hj eu devo a metade a vc obrigado por vc ser tão especial pra me e por me amar como vc me ama há ficou mt perfeito isso tudo vwll

Anne Benevides disse...

Eu também escolhi ser professora! Escolhi porque não tem nada mais belo do que ser a luz dos olhos de alguém. A luz que guia por caminhos do coração, da amizade, de um mundo justo.

Ellis, o teu texto me emocionou, estou com saudades dos meus alunos, da sala de aula, da emoção do primeiro beijo toda semana, das girias do momento, daquelas músicas horrorosas que eles adoram ouvir no celular. Estou morrendo de saudade de ser aquela que sai de casa cedo para todo dia construir apartir de uma sala de aula um país mais justo onde todas as manhãs sejam de sol e socialismo.

Muito obrigada por você engrossar o time de quem acredita que mudar é preciso e possível.

Parabéns, professora Ellis!

Beijos,
Professora Anne.