terça-feira, 9 de agosto de 2011

Enfim, FORMADA!

Falar de quatro anos é complicado, conviver é ainda mais.
Lembro - me  do primeiro dia de aula, todos naquela expectativa, naquele entusiasmo, um filme passa na cabeça. vários sentimentos se misturam.
Estou falando de pessoas, vidas, familias...
Para chegar na noite do dia 05.08.11, um longo caminho foi percorrido, sacrifios foram feitos, vivemos momentos de alegria, tristeza, medos, frustações, desejos, perdas, ganhos, desespero, mas principalmente, superações.

No começo tudo são flores, tudo é festa, todos são amigos. Éramos conhecidos como a turma da "coca - cola", por viver na cantina ao redor do liquido gasoso (já teve até professor indo la buscar a gente pra sala), foram momentos inesqueciveis, de conversas, descontração, confidências, éramos unidos.
Dai o tempo vai passando, as diferenças vão surgindo, broncas pra pagar o curso, cadeiras mais complicadas, perengues pra tirar xerox, pagar alimentação, esperar o amparo, depender do funesão...
Costumo dizer que estudar na FUNESO é do tipo "ame ou deixe", pois as dificuldades existem, a começar pela ladeira hehe... contudo, sem a gente perceber,  uma familia estava sendo construida e assim como as outras, rola suas desavenças, afinidades... entretanto, quando existe amor, ele fala mais alto.
Foi essa familia que me fez lutar para permanecer na FUNESO, mesmo tendo passado na UFPE, foram essas pessoas que me aguentaram durante 4 anos, por 5 ou 6 vezes durante a semana, foi a gente unido que tentou ajudar o problema que cada um tinha, tomando aquilo como nosso problema, pois sabiamos que a ausência de um era inestimavel.
Dessa maneira, pedras foram superadas ao longo do caminho, é preciso ter muita humildade e sabedoria para saber a hora de avançar e de recuar. Perdemos pessoas essenciais ao longo do percusso, fizeram falta, mas seu lugar em nossos corações nunca foi tirado.

Somos vencedores, concluimos! Muitos, infelizmente, nem conseguem chegar perto, apenas sonham, outros precisam interromper.
Agradeço em primeiro lugar a Deus, aos meus pais, pois só eles e eu sabem do tudo que tivemos que superar e lutar dia após dia para realização desse sonho, aos meus amigos, pois foram eles que deram gosto a essa caminhada, aos professores, mestres que tive a honra de compartilhar experiências e ensinamentos.
Com certeza estou esquecendo de falar muita coisa, é muita emoção... e isso não dar pra explicar apenas em palavras, sintam, olhem os gestos. Outras palavras decidir não pronunciar, em respeito a esse momento que não é apenas meu, mas de todos presentes nessa vitória.... Desavenças internas são resolvidas em casa. aprendi a respeitar as diferenças e opiniões alheias.
Entrei uma Ellis e saio outra, totalmente diferente, mais madura, mais calejada, mais determinada, sonhadora, objetiva, educadora, com mais coragem para enfrentar novas etapas da vida, mais feliz!

Tenho orgulho de dizer que me formei na FUNESO, em HISTÓRIA e sou PROFESSORA.

Obrigada a TODOS que de alguma forma são responsáveis por isso.

OBS: optnei por não colocar fotos, são inumeras as que queria postar aqui, guardo todas elas no meu coração e na minha memória.




2 comentários:

Anne Benevides disse...

Bem-vinda a ANPG!!!!hehehehe!!! Parabéns, Elis!

Deixa eu te contar um segredo: a coisa ta só começando.

Aida Polimeni disse...

Vai que é tua, Ellis.

Não é freira e não é puta. É lutadora e, enfim, vencedora.