terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Noite dos Tambores Silenciosos 2012

Preciso registrar como a minha noite de ontem (13/02/12) foi maravilhosa. cheia de luz, cores, energia positiva.
...
Já tinha ouvido falar muito sobre a Noite dos Tambores Silenciosos, mas nunca tinha ido... por diversos motivos.
Ontem assim que soube "meti o pé" e disse: esse ano eu vou! falei com uma amiga, vi a movimentação de tantos outros amigos e fiquei mais empolgada.... mesmo tendo dobrado no trampo e tendo uma segunda bem corrida, o cansaço sumiu quando comecei a ver os cortejos de maracatus, um mais lindo que o outro, trazendo aquela energia que é impossível de descrever, apenas se sente, e a noite foi assim, de sentir.
...
Acompanhei o cortejo, que começou nos Quatro Cantos e foi até o Largo do Rosário, em frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com o encontro dos dez maracatus participantes, lá se continuou os cânticos, as danças, os tambores...
Assim, conforme manda a tradição, à meia-noite, os tambores pararam, os fogos de artificio sairam e se fez o momento em que os maracatus pedem proteção aos ancestrais para o carnaval.
Coisa mais linda de se ver, todo mundo ali pedindo paz, proteção, amor, só coisas boas para uma festa tão bonita como o carnaval.
Na Noite dos Tambores Silenciosos participa crianças, mulheres, homens, idosos, numa união desejando o bem.
...
Depois do ritual, os maracatus fazem o cortejo novamente, com o mesmo entusiasmo e alegria, fazendo com que o meu desejo da noite seja universal: não tenha fim!
...
Parabéns a todos os maracatus presentes, aos que de forma direta ou indiretamente fazem parte da realização dessa noite tão especial. Que essa tenha sido a minha primeira Noite dos Tambores Silenciosos de muitos anos. Que a nossa cultural, nossa diversidade não seja esquecida nunca e valorizada sempre. Que o preconceito acabe e a paz reine. Que esse carnaval de 2012 tenha muita luz, amor, alegria e paz, muita paz. Porque proteção ele já tem, sai de alma renovada e ainda dancei muito Coco na rua do Amparo!
...
Ps: estava sem câmera, então ficou tudo registrado na minha cabeça e no meu coração.

Nenhum comentário: